Para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe do Setor de Saúde Mental, realiza nesta sexta-feira, 17, o evento “Saúde não se vende, Loucura não se prende: Igualdade, equidade e garantia de direitos!”.


Serão realizadas atividades no Iate Clube na orla da lagoa central, das 8h30 às 15h30, com a participação de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
O Dia de Luta Antimanicomial faz parte da reforma psiquiátrica e é um momento para integração e intercâmbio entre usuários e profissionais.


A atenção à saúde mental no Brasil teve uma série de avanços nos últimos anos, o que possibilitou a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças mentais, bem como facilitou o reingresso destes na sociedade.


O evento será aberto para profissionais da área e interessados no assunto.


Programação

08:30 às 09:00 - Confraternização, entre usuários, familiares e trabalhadores da saúde no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Concentração dos pacientes nas unidades.

09:00 às 11:00 - Atividades de expressão artística nas unidades ( Cartazes, Painéis, Faixas expressando o tema proposto)

11:20 - Concentração de todos os profissionais e pacientes (das três unidades) no CAPS AD

12:00 - Almoço e exposição dos trabalhos

13:30 - Atividade proposta pela equipe CAPS AD/NASF

15:00 - Deslocamento de Pacientes, familiares e Profissionais para a Orla ( Iate Cub)
Atividades desenvolvidas pela equipe do NASF/ Exposição dos trabalhos no IATE

15:30 - Encerramento: piquenique no Iate clube com a prática de atividades corporais e recreativas para usuários de toda a rede de saúde mental, familiares e trabalhadores.