O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira, 17, a portaria nº 616/13 que contempla a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), orçada em R$ 1,4 milhão, em Lagoa Santa. O projeto faz parte do Processo de Aceleração do Crescimento (PAC2).

alt

Cabe agora ao município o cadastro e finalização da proposta de construção da UPA e a apresentação da documentação exigida. A Secretaria de Atenção à Saúde irá analisar a proposta de acordo com critérios estabelecidos pela portaria nº 342/GM/MS de 04 de março de 2013.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Fabiano Moreira, o Executivo já iniciou o processo de identificação do terreno, que comporte a obra de acordo com critérios técnicos, geográficos e de engenharia. “Pretendemos localizar um terreno que atenda as exigências técnicas a fim de que seja o mais próximo possível do Hospital do município (Santa Casa de Misericórdia) respeitada também certa distância do Novo PAM, no bairro Várzea”, afirma o secretário.

Definido o local, será realizado o memorial descritivo da obra (que segue um padrão federal) e aberto processo licitatório para que então seja assinado o contrato e posteriormente iniciada as obras.

O secretário de saúde ressaltou ainda que a UPA será também um grande suporte para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), já que é uma intermediária entre os pronto atendimentos e o Hospital.

Para o prefeito, dr. Fernando Neto,“A população, com a inauguração do PAM e futuramente com a UPA, terá duas portas de entrada de urgência e emergência 24 horas indo ao encontro dos anseios dos lagoassantenses”.

Prioridade

Em fevereiro, o secretário municipal Fabiano Moreira, esteve no Ministério da Saúde, na Secretaria de Atenção à Saúde, onde entregou um ofício com o pedido de uma UPA para o município.

Para o prefeito, dr. Fernando Neto, a implantação de uma UPA no município sempre foi considerada prioridade, já que poderá resolver uma parte dos problemas de urgência e emergência tão questionada na cidade.