O prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Neto, destaca que dentre as ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município é considerada prioridade para a atual gestão.

Em fevereiro, o secretário de Saúde, Fabiano Moreira, esteve no Ministério da Saúde, na Secretaria de Atenção à Saúde, onde entregou um ofício, que já está protocolado, com o pedido de uma UPA para o município, de porte semelhante à existente em Vespasiano. “Pensando no crescimento da cidade, pleiteamos uma UPA porte 3 para que ela comporte o aumento do número de habitantes”, ressaltou o secretário.

O prefeito, dr. Fernando Neto, acredita que a implantação da UPA poderá resolver uma parte dos problemas de urgência e emergência tão questionada na cidade.

Negociação para reassumir o PAM
Outro ponto tratado pela Secretaria de Saúde diz respeito à retomada da gestão do Pronto Atendimento Municipal (PAM). O Pronto Atendimento foi terceirizado, sendo transferida sua administração para a Santa Casa de Misericórdia (entidade filantrópica que não possui vínculo com a Prefeitura). A SMS pretende retomar a administração do PAM.

O Conselho Municipal de Saúde, órgão de fiscalização da SMS e de participação popular, foi convidado a tomar parte da questão. De acordo com a presidente do Conselho, Daniella Oliveira, “o maior interesse do órgão é conseguir resolver, da melhor forma possível, os problemas de atendimento do PAM, que vem recebendo inúmeras queixas da população há bastante tempo”. Daniela ainda ressalta que a vinda da UPA será de grande valor para o setor saúde da cidade.