Veja a programação da secretaria de Saúde para o Dia Mundial da Saúde. Concentração na orla da lagoa, a partir das 9h. Participe!

Como está sua PRESSÃO? Você vive sobre PRESSÃO?

A fim de criar uma data para propor a reflexão de temas relevantes à saúde pública em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde. Esse ano o tema contemplado para discussão é Hipertensão arterial sistêmica e a importância da prevenção dessa doença e de todas as complicações que a mesma acarreta no organismo.

Preocupada com o aumento do número de casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para que todos os cidadãos lagoassantenses procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliações periódicas e demais orientações de saúde.

Por dentro do problema

Atualmente, 1/3 da população mundial tem hipertensão, não sabe que está doente e não consegue controlar a pressão com valores considerados normais. A cada ano, 36 milhões de pessoas em todo mundo morrem de doenças não-transmissíveis sendo que quatro grupos de doenças são responsáveis por 80% dos casos: doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes.

Os principais fatores de risco para essas doenças são: o hábito de fumar, não fazer atividades físicas regulares, uso excessivo de álcool e consumo de dietas que não são saudáveis. Além destes, novos fatores estão relacionados ao aumento no número de casos da doença, como envelhecimento da população, urbanização desordenada e sem planejamento e a globalização de estilos de vida pouco saudáveis.

Dos óbitos relacionados a essas doenças, 80% deverão ocorrer em países com baixo e médio desenvolvimento social.

Reduza o seu risco de um ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Controle a sua pressão arterial.

Prevenir, esse sim é o melhor remédio