altO carnaval começa oficialmente nesta sexta-feira. Preocupados com a saúde dos foliões, a secretaria municipal de Saúde - SMS faz um alerta: é preciso redobrar os cuidados básicos com a saúde nesse período e, uma das principais preocupações deve ser com a hidratação. É importante que o folião e mesmo quem vai ficar descansando beba bastante líquido e alimente-se bem. Faça a ingestão de comidas leves e não fique sem se alimentar por um período prolongado.

altMantenha seus hábitos de higiene do dia a dia para evitar infecções intestinais que podem levar à desidratação. Lave as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro e lave as frutas, legumes e verduras antes do consumo.

A SMS recomenda beber água mineral ou filtrada de preferência e, se não puder evitar, ao menos moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Se for dirigir, o consumo deve ser zero.

A Secretaria alerta que é muito comum nessa época ver nas emergências dos hospitais pessoas que, em virtude do consumo abusivo do álcool, se feriram em brigas e acidentes e em casos mais graves vieram a óbito.

Quanto às pessoas que usam medicamentos contínuos como aqueles para diabetes, hipertensão ou outro problema de saúde, a SMS recomenda que não deixem de tomar os remédios para fazer uso de bebidas alcoólicas.alt

Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, a secretaria alerta para importância dos hábitos seguros nas relações sexuais, especialmente com relação ao uso do preservativo e nunca compartilhar agulhas e seringas.