A Prefeitura de Lagoa Santa iniciou os trabalhos de combate aos focos do mosquito da dengue no município. Em reunião realizada dia 28/01, no Centro Administrativo, representantes do setor de Zoonoses apresentaram as medidas emergenciais que estão sendo tomadas para a implantação do Plano de Enfrentamento a Dengue 2012/2013.

Por estarmos no período crítico, em que o clima favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Prefeito Doutor Fernando determinou a imediata execução do Plano de Ação de Combate a Dengue, que contará com a participação da população e dos setores de Limpeza Urbana, Meio Ambiente, Segurança Pública e Transportes. De acordo com o Prefeito, a população terá grande contribuição nos trabalhos de combate a Dengue, uma vez que técnicos da Vigilância em Saúde detectaram que cerca de 87% dos focos do mosquito estão localizados dentro das casas, em locais com acúmulo de água parada. “Vamos trabalhar juntos, Prefeitura e população para erradicarmos de vez os focos do mosquito da Dengue em nossa cidade”, disse.

alt
O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja, e na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. Dentro do Plano de Ação de Combate a Dengue serão realizadas campanhas de conscientização nas escolas do município e em postos de saúde. A Secretaria de Saúde também vai intensificar as vistorias nas casas em busca de focos do mosquito; mutirão de limpeza nos bairros e, em casos extremos, a utilização veículos de dedetização.
A Secretaria de Saúde informa que o único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor, através do combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação e proliferação do mosquito.

Previna-se, cerca de 87% dos focos do mosquito estão localizados dentro de casa!