Em sintonia com a necessidade de alertar a população dos perigos do Acidente Vascular Cerebral, que atualmente é a primeira causa de mortalidade no Brasil, surge a AMAVC (Associação Mineira do AVC). A Instituição será lançada em cerimônia marcada para este domingo, dia 2 de setembro, a partir de 10 da manhã, no Hotel Ramada.

A entrada no evento é gratuita, estão programadas palestras, debates, apresentações artísticas e uma feira de produtos para acessibilidade, onde serão exibidos equipamentos que utilizam novas tecnologias para ajudar pessoas com deficiências motoras.

Segundo dados da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), em todo o mundo o AVC (Acidente Vascular Cerebral) atinge 16 milhões de pessoas por ano, destes 6 milhões acabam falecendo. Atentos a estes números esta sendo criada a AMAVC que pretende criar mecanismos para diversas demandas trazidas pelos alarmantes números do AVC como: informação, prevenção, identificação dos sintomas, internação humanizada, acesso a tratamento neurológico, maior rede hospitalar que utilizem o protocolo de AVC, reabilitação especializada com fisioterapia e fonoaudiologia, cuidados ao paciente tanto na internação como no domicilio e reinserção ao mercado de trabalho e ao lazer.