A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Municipal Lindouro Avelar movimentou a cidade de Lagoa Santa no dia 13 de junho.
A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Municipal Centenário Lindouro Avelar movimentou a cidade de Lagoa Santa no dia 13 de junho. O Governador do Estado de Minas Gerais Antônio Anastasia presidiu a mesa de honra e foi o primeiro agraciado com a Medalha criada pela Lei nº 2.671/07.
O evento aconteceu na Gruta da Lapinha e contou com a presença de diversas personalidades do cenário político mineiro. A solenidade de agraciamento foi realizada ao lado das obras de construção do Receptivo Turístico e próximo a entrada da Gruta, no Parque Estadual do Sumidouro.
A Medalha Centenário Lindouro Avelar tem por finalidade homenagear personalidades nacionais ou estrangeiras, que direta ou indiretamente contribuíram para o desenvolvimento do Município de Lagoa Santa e o bem estar do seu povo.
A cerimônia também contou com a presença do Cônsul da Noruega Jens Olesen, Presidente da Assembléia Alberto Pinto Coelho, Senador Eduardo Azeredo, Deputado Fábio Avelar, Secretário de Estado de Meio Ambiente José Carlos Carvalho, Presidente da Câmara José Quintino e Juristas do município.
O Prefeito Rogério Avelar fez questão de enfatizar a importância de Dr. Lindouro para o município de Lagoa Santa. “Visionário e empreendedor exerceu a arte da cura por mais de 50 anos em Lagoa Santa. Seus atos não visavam à remuneração, mas a recuperação dos doentes. Lindouro Avelar fez da medicina um sacerdócio”, finalizou.
O Desembargador Francisco de Assis Figueiredo também enalteceu o legado de Dr. Lindouro. “Esta Medalha tem vários aspectos, inclusive o da saudade. Lindouro foi uma das mais importantes personalidades políticas que já passaram pelo município. Durante cinco mandatos como Prefeito nos brindou com uma bela história para ser contada”.
Já o Deputado Estadual Fábio Avelar, filho de Dr. Lindouro, disse que a cerimônia de entrega da Medalha foi um momento especial para todos os familiares de Lindouro Avelar. “Como filho, sinto-me honrado em ser agraciado. Lindouro Avelar foi homem que dedicou toda sua vida a cidade de Lagoa Santa, seja com médico ou como Prefeito, foi um homem com visão de futuro”.
Desembargador Francisco de Assis Figueiredo também enalteceu o legado de Dr. Lindouro. “Esta Medalha tem vários aspectos, inclusive o da saudade. Lindouro foi uma das mais importantes personalidades políticas que já passaram pelo município. Durante cinco mandatos como Prefeito nos brindou com uma bela história para ser contada”.
Já o Deputado Estadual Fábio Avelar, filho de Dr. Lindouro, disse que a cerimônia de entrega da Medalha foi um momento especial para todos os familiares de Lindouro Avelar. “Como filho, sinto-me honrado em ser agraciado. Lindouro Avelar foi homem que dedicou toda sua vida a cidade de Lagoa Santa, seja com médico ou como Prefeito, foi um homem com visão de futuro”.
Após a cerimônia o Governador Antônio Anastasia realizou a entrega das obras de infraestrutura do Parque Estadual do Sumidouro e assinou quatro decretos criando novas Unidades de Conservação integrantes do Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As ações representam investimentos que somam R$ 17 milhões.
Lindouro Avelar Natural de Mariana, Minas Gerais, nasceu no dia 6 de janeiro de 1907, era filho de João Candido Dias de Avelar e Reparata Dias de Oliveira. Em 1908 mudou-se para Lagoa Santa, quando foi registrado. Passou sua infância e primeiros anos de sua juventude em Lagoa Santa.Cursou o ensino primário no Grupo Escolar Dr. Lund.
Formou-se em Medicina pela Universidade de Minas Gerais (atual UFMG). Em 1936, aos 30 anos, iniciou sua vida profissional em Belo Horizonte, trabalhando como médico na Santa Casa de Misericórdia. Mais tarde retornou a Lagoa Santa onde passou a exercer a medicina como um verdadeiro sacerdócio.
Dr. Lindouro ingressou na vida política de Lagoa Santa em 1943 exercendo o mandato como Prefeito por cinco vezes. O primeiro mandato foi de 1943 a 1945, o segundo de 1946 a 1947, o terceiro de 1948 a 1951, o quarto de 1963 a 1967 e o quinto mandato no período de 1983 a 1988. Dr. Lindouro Avelar faleceu em Lagoa santa no dia 27 de março de 1994.