Os veículos de transporte público de Lagoa Santa passam por vistoria constante para que os moradores do município possam usufruir desses serviços com mais segurança. No mês de junho, a Translago realizou uma inspeção nos táxis da cidade, e nos meses de julho e agosto serão vistoriados os transportes escolares e os ônibus coletivos.

A vistoria dos táxis está prevista no Decreto 185/00 e é realizada anualmente para a renovação dos alvarás ou das licenças de permissão. Além dessa documentação, são verificados itens de segurança, lataria, limpeza e funcionamento geral de veículo.

Dos 143 táxis que circulam na cidade, apenas seis não foram encaminhados para a vistoria da Translago. Os motoristas que não apresentaram os veículos dentro do prazo já receberam uma notificação para comparecimento, e, de acordo com o decreto, serão multados, com possibilidade de serem retirados do sistema de táxi da cidade.

O Chefe de Divisão de Fiscalização de Transportes, Marcelo da Mata, disse que todas as irregularidades identificadas nos veículos são anotadas em um relatório que registra cada procedimento realizado. “O problema mais comum que encontramos é lâmpada queimada, mas também nos deparamos com lataria amassada, vidro quebrado, pneu muito usado, entre outros”, afirmou.

Os transportes escolares e coletivos também passam pelo mesmo processo, mas com uma periodicidade diferenciada. Esses veículos são vistoriados semestralmente, devido ao grande número de passageiros que utilizam tais serviços diariamente.

Com essa fiscalização, a Translago assegura que os veículos vistoriados e aprovados circulem sempre em perfeitas condições de uso, o que proporciona mais comodidade e segurança aos usuários.

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa