Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Bem-Estar Social, por meio da Diretoria de Turismo e Cultura de Lagoa Santa, realiza, no dia 11 de junho, o Ciclo de Palestras como parte das comemorações da Semana Lund 2024. O evento acontecerá em dois locais, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Lapinha e no Auditório da Escola Dr Lund.

Com o título “Uaimií Minhag Makiãn: (Con)Fluências Culturais”, o ciclo de palestras propõe para este ano trazer à tona os laços de ancestralidade entre o rio das Velhas e o território que hoje chamamos de Lagoa Santa. Cultura, arte, patrimônio cultural, antropologia, arqueologia, tecnologia da informação, geografia, meio ambiente e economia são algumas das áreas de conhecimento presentes neste iniciativa que busca pensar, fomentar conhecimento e qualificar os debates sobre cultura no município.

Bem viver, arte, povos e comunidade tradicionais, diversidade, tecnologias, conhecimentos ancestrais, saberes e fazeres, diversidade, cosmovisões de mundo, ecologia, Agenda 2030, Cultura Viva, criatividade, inovação, epistemologias ancestrais, economia da cultura, memória, patrimônio cultural, imaginação, saber viver e biomas culturais, são pautas deste Ciclo de Palestras.

Nessa edição, contaremos com a participação de renomados pesquisadores, estudiosos e mestres nas áreas da arqueologia, arte, cultura, patrimônio cultural, antropologia, arqueologia, tecnologia da informação, geografia, meio ambiente e economia, como Claudia Barbosa, Danilo Borum-kren, Bibi Nhatarâmiak Borum-kren, Gilson Schwartz, Lucia Pimentel, Marcelo Bassoli, Márcia Azevedo, Miriam Aprígio, Mestre Touro, Olivia Felício, Vinícius Moreira.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados e serão realizadas no local das palestras. 

Vagas são limitadas.

 

Deslocamento até os locais das palestras

Haverá um micro-ônibus, com 22 lugares, que fará o transporte dos participantes até os locais das palestras. 

Inscrições pelo link: https://forms.gle/M21zfRwkeJDVsj1j8  

A garantia da vaga no micro-ônibus será mediante confirmação da inscrição pelo e-mail.

 

DIA 11/06, terça-feira

07h30 – saída do ônibus da Praça Felipe Rodrigues

08h às 08h30 – Café da manhã na Igreja de N. Sra. do Rosário da Lapinha

 

CULTURA / TERRITÓRIO

#PovosComunidadesTradicionais #BemViver #Arte #Design #Arquitetura #CulturaViva #Comunidade #Diversidade #Conhecimento #EpistemologiasAncestrais #Descolonialidade #PatrimônioCultural

Horário: 08h30 às 11h30

Local: Área Social da Igreja Nossa Senhora do Rosário da Lapinha

Rua Nossa Senhora do Rosário, s/nº - bairro Lapinha.

Localização: https://goo.gl/maps/aJn5smtj2gw1XJP18?coh=178571&entry=tt  

Palestrantes:

8h30 às 10h – ‘A importância da autodeclaração para povos tradicionais’ - Olivia Felício - Advogada com mestrado em Direito Constitucional pelo PPGD/UFMG. Atualmente é referencia técnica jurídica na Diretoria de Igualdade Racial e Povos Tradicionais do Estado, pela SEDESE/MG.  Compõe o comitê PopRuaJud do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e a Câmara Integrada de Direito das Mulheres do Estado de Minas Gerais. Consultora Jurídica e Palestrante, com ênfase em direitos humanos e suas intersecções de Gênero, Raça.

10h às 10h40 – ‘Uma história de resistência, cultura, tradição e memória!’ - Miriam Aprígio Pereira - Quilombola, Rainha Reinadeira, Griot - Contadora de Histórias e Mestre da Cultura Popular. Professora, Historiadora, Gestora Cultural e Escritora. Militante Antirracista, Educadora Social, Palestrante, Conferencista e Ativista de Direitos Humanos. Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais pela Universidade de Brasília; Ciro Júnior ‘Mestre Touro’ - nascido e criado, no Quilombo dos Luízes, em meio à cultura da comunidade. Mestre de capoeira, desenvolve projetos e ações de capoeira, canto, samba de roda, maculelê, oficinas de instrumentos e festividades, mantendo viva a transmissão dos saberes tradicionais de seu povo.

10h40 às 11h20 – ‘Território de Cultura Viva' - Vinícius Moreira – Membro do Comitê Gestor Cultura Viva de Minas Gerais e Representante da região Central na Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais. Gestor cultural, em serviços socioambientais e de tecnologia e pesquisador de Cultura Popular e articulador da Rede dos Povos do Espinhaço. Diretor da Associação Projeto Presente, coordenador do Ponto Cultural e Ambiental da Serra do Cipó.

Público-alvo: comunidade tradicional congadeira, povos tradicionais ciganos, povos tradicionais circenses (famílias circenses), povos de matriz africana, povos quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais locais, professores e alunos da rede pública de ensino, profissionais do patrimônio cultural, agentes, ativistas e gestores públicos da cultura, da educação e da assistência social, todo cidadão e cidadã que usufrui e participa de atividades culturais.

 

11h30 às 12h20 – Intervalo para almoço

12h30 – Saída do ônibus para a E.M. Dr. Lund

 

CULTURA / NATUREZA

Reativação de pontos vitais de nossos espíritos e de nossa natureza humana” Fabiano Piúba

#SaberViver #Imaginação #CosmovisõesDoMundo #Reconexão #Ecologia #MeioAmbiente #OrganizaçãoEmRede #VisãoAntropológicaDaCultura #SaberesAncestrais #BemViver #BiomasCulturais #Memória #Produção #Difusão

Horário: 13h às 15h20                           

Local: Auditório da E.M. Dr. Lund - R. Cecília Dolabela Portela, em frente ao n° 30 - bairro Centro

Localização: https://goo.gl/maps/hwv8sNShtvo4Ymqz9?coh=178571&entry=tt

Palestrantes:

13h as 13h40 – 'O Saber Viver e suas contradições: relato de um experimento' - Josélio Teixeira - Membro da Comissão Mineira de Folclore (CMFl). Fotógrafo e '"fazedor de vídeo", seu trabalho autoral é ligado à cultura popular, tradicional e contemporânea. Em suas palavras, um “aprendiz da cavucagem, fazedor de vídeo, capturador de instantes e pesquisador dos afazeres“.

13h50 às 14h30 – ‘Fluir e fruir cultura em um território com diversas memórias’ - Lucia Gouvêa Pimentel –. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais (EBA/UFMG), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutora em Artes (ECA/USP), com bolsa-sanduíche na University of Central England - UK. Professora Titular Emérita da EBA/UFMG. Membro da Federação de Arte/Educadores do Brasil -FAEB, da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, do Conselho Latinoamericano de Educação pela Arte - CLEA, da International Society for Education through Art - InSEA.

14h40 às 15h20 – ‘Utopias do possível no carste de Lagoa Santa’ - Claudia Barbosa - Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Trabalha como analista ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Público-Alvo: professores da educação básica, profissionais do patrimônio cultural, pesquisadores e professores universitários, artistas, agentes, gestores e produtores culturais, comunidades tradicionais e todo cidadão e cidadã que usufrui e participa de atividades culturais.

 

15h20 às 15h50 – Coffe Break

 

CULTURA / TECNOLOGIA

#Criatividade #Inovação #Arte #Educação #Arquitetura #DimensãoSimbólicadaCultura #DesenvolvimentoSustentável #EconomiaCriativa #HubsCriativos #IndustriaCriativa #Memória #PatrimônioCultural #EconomiaCriativa #Agenda2030 #ODS

Horário: 15h50 às 17h30               

Local: Auditório da E.M. Dr. Lund - R. Cecília Dolabela Portela, em frente ao n° 30 - bairro Centro

Localização: https://goo.gl/maps/hwv8sNShtvo4Ymqz9?coh=178571&entry=tt 

Palestrantes:

15h50 às 16h30 – ‘A Economia Criativa e o P7 Criativo, primeiro hub do Brasil’ - Márcia Azevedo – MBA em Educação Profissional e Inovação. Gestora do P7 Criativo, a primeira agência de Economia Criativa e Inovação de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Gerente de Economia Criativa na FIEMG, foi Gerente de Recursos Humanos e Diretora do SENAI, responsável por liderar a área de design e outras, onde implantou o primeiro Laboratório Aberto de Inovação e Prototipagem do SENAI/MG.

16h40 às 17h - "Da Cidade do Conhecimento à Iconomia na Aerotrópole: Quem Viver, Voará!" - Gilson Schwartz - Economista e cientista social pela USP, âncora da coluna "Iconomia" na Rádio USP, jornalista há 40 anos, foi Economista-Chefe do BankBoston no Brasil e Assessor da Presidência do BNDES, com Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de Campinas e Pós-Doutorado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, onde criou o projeto "Cidade do Conhecimento" (www.cidade.usp.br). Professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA / USP e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH / USP . Em 2006, criou o conceito de "iconomia", atualmente adotado na literatura sobre a transformação digital e inspiração para a criação do "Instituto de Iconomia" em Paris e no Brasil. É Presidente da rede "Games for Change América Latina" desde 2010 e coordena acordos de cooperação internacional com universidades na França, Alemanha, Reino Unido e Portugal.

17h10 às 17h30 – ‘A Arte dos Efeitos Visuais e do Design em movimento’ - Marcelo Bassoli Campos – Graduado em Publicidade pela UFMG, especialista em Pós-produção para cinema, televisão e novas mídias pela UNA e em Efeitos Visuais pela Lost Boys Learning no Canadá. Lecionou a disciplina Tópicos de Computação Gráfica na UNA e atuou como professor do curso de extensão em Composição Digital nesta mesma instituição. Editor/finalizador e Motion Designer com passagens pela Rede Minas de Televisão, outras empresas de audiovisual de BH, além de trabalhos em Composição Digital 2d na Alemanha.

Público-alvo: professores da educação básica, pesquisadores e professores universitários, profissionais de tecnologia da informação, economia da cultura e industrias criativas, gamers, artistas, agentes e produtores culturais, comunidades tradicionais e todo cidadão e cidadã que usufrui e participa de atividades culturais.

17h45 – saída do ônibus da E.M. Dr Lund para a Lapinha

 

DIA 13/06, quinta-feira

Eixo: CULTURA / NATUREZA

“Reativação de pontos vitais de nossos espíritos e de nossa natureza humana” Fabiano Piúba

#SaberViver #Imaginação #CosmovisõesDoMundo #Reconexão #Ecologia #MeioAmbiente #OrganizaçãoEmRede #VisãoAntropológicaDaCultura #SaberesAncestrais #BemViver #BiomasCulturais #Memória #Produção #Difusão

Horário: 11h45 às 12h30                 

Local: Auditório da E.M. Dr. Lund - R. Cecília Dolabela Portela, em frente ao n° 30 - bairro Centro

Localização: https://goo.gl/maps/hwv8sNShtvo4Ymqz9?coh=178571&entry=tt

 

11h45 às 12h30 - Roda de Conversa : Uaimií: Povos Originários da Bacia do Alto Rio das Velhas

 

Palestrantes: 

Danilo Borum-Kren - Cacique do povo Borum-Kren, graduando em História pela UFOP. Membro do Subcomitê Nascentes, Chefe do Departamento de Cultura Indígena da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto e idealizador e fundador do Coletivo Borum-Kren, que atua na recuperação da cultura indígena do Alto Rio das Velhas, Alto Paraopeba e Alto Rio Doce.

Bibi Nhatarâmiak Borum-kren - Mulher indígena de MG do povo Borum-Kren. Antropóloga com linha de formação em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAn) da UFMG com área de concentração em Arqueologia. E trabalha com pesquisas relacionadas a Bioarqueologia descolonial.

Público-Alvo: professores da educação básica, profissionais do patrimônio cultural, pesquisadores e professores universitários, artistas, agentes, gestores e produtores culturais, comunidades tradicionais e todo cidadão e cidadã que usufrui e participa de atividades culturais.

19h às 21h – Mostra Cine Periférico com o Coletivo Noite de Cinema

Local: Praça Dr. Lund, bairro Centro.

Evento gratuito. Acessível e para todas as idades. Os filmes terão medidas de acessibilidade.

 

DIA 14/ 06, sexta-feira

19h às 21h00 – Mostra Cine Periférico com o Coletivo Noite de Cinema

Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário da Lapinha, Rua Nossa Senhora do Rosário, s/nº, bairro Lapinha.

Evento gratuito. Acessível e para todas as idades. Os filmes terão medidas de acessibilidade.

 

DIA 15/ 06, sábado

19h às 21h – Mostra Cine Periférico com o Coletivo Noite de Cinema

Local: Campo da Associação Nova Vila Futebol Clube, Rua Ana Gonçalves, nº 810, bairro Palmital.

Evento gratuito. Acessível e para todas as idades. Os filmes terão medidas de acessibilidade.