Foi realizado no dia 5 de junho, terça-feira, o lançamento da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Lagoa Santa. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Claudomira e contou com a presença de importantes autoridades estaduais, locais e da população.

O objetivo desta revisão é elaborar e desenvolver um planejamento estratégico para Lagoa Santa, identificando as principais vocações do município frente aos acontecimentos mais recentes, tais como a proximidade com a Cidade Administrativa, a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, crescimento da economia, aquecimento do mercado imobiliário, entre outros.

O Subsecretário de Investimentos Estratégicos do Estado de Minas Gerais, Luiz Antônio Atayde, abriu o evento e destacou o importante papel de Lagoa Santa no desenvolvimento de Minas Gerais. "Lagoa Santa será a porta de entrada de Minas, através do Aeroporto Internacional. Esta cidade é a aposta do Estado e precisa se desenvolver de maneira planejada e organizada.”
O Diretor da Agência Metropolitana, Camilo Fraga, destacou os principais pontos que devem ser discutidos no Plano Diretor de Lagoa Santa: “planejamento de vias, planejamento das áreas de expansão das áreas cruas da cidade, preferência para uso diversificado das regiões, preferir a compactação da população em relação ao adensamento, implantação de ciclovias e vias de pedestres e afastamento das áreas inundáveis são fatores relevantes neste processo,”destacou. .
De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento Breno Salomão. “Com a revisão do Plano, vamos definir para onde vamos, como vamos e o que queremos. As bases do Plano estão bem encaminhadas e o seu principal objetivo vai tratar do uso e da ocupação do território".
O Prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, falou sobre os objetivos do Programa Nova Lagoa Santa e de sua expectativa para a revisão do Plano Diretor para que se possa alcançar um desenvolvimento sustentável para Lagoa Santa através da participação popular a fim de se construir uma nova cidade para todos.
Mais importante do que limitar a discussão atual a uma revisão do Plano Diretor do Município de Lagoa Santa, é uma reflexão de maior amplitude com a consolidação de uma visão de longo prazo e uma agenda positiva de Lagoa Santa no desenvolvimento de um Planejamento Estratégico Urbano.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.
É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. Visa garantir aos cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso à habitação adequada, ao saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade, ao trânsito seguro e aos serviços e equipamentos urbanos.
O Plano Diretor precisa ser revisado a cada cinco anos a fim de adequar-se ao crescimento do município e ao Estatuto das Cidades.