A Prefeitura de Lagoa Santa realizou nesta terça-feira, 02/02, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund a solenidade de apresentação dos projetos e trabalhos de pesquisas dos médicos do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), que atuaram no município.
A apresentação realizada para os profissionais da rede pública de saúde de Lagoa Santa abordou temas relacionados a situações vivenciadas nas unidades básicas de saúde e como o atendimento a estes pacientes podem ser aprimorados. Entre os temas apresentados estavam: aleitamento materno, saúde mental, portadores de doenças crônicas e hipertensão arterial.
Prefeito, Dr. Fernando; o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira; supervisora do Provab da UFMF, Maria Risoneide Araújo
e o supervisor do Provab Lagoa Santa, Tarcísio Pinheiro
Durante o evento, o prefeito Dr. Fernando afirmou que o atendimento dos médicos faz toda a diferença quando é realizado com afeto e qualificação e destacou: "Como gestor público agradeço a vocês pela qualificação técnica ofertada ao nosso município. Como médico deixo um conselho: que o amor e o carinho seja o destino de vocês", afirmou.
A professora e coordenadora instituição e supervisora do Provab da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Risoneide Araújo, acompanhou as apresentações e destacou que a iniciativa da Prefeitura em apresentar os trabalhos realizados pelos médicos do Provab para toda rede, o que demonstra o valor que o município tem dado a estes profissionais.
O supervisor do Provab Lagoa Santa, Tarcísio Pinheiro aproveitou a ocasião para parabenizar os profissionais. "Parabenizo os médicos do Provab que vivenciaram a realidade do município ajudando a identificar e solucionar os problemas", disse.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira o trabalho dos profissionais do Provab tem contribuído para o aprimoramento do sistema de saúde do município. "Foi através de reuniões com os profissionais da rede que conseguimos identificar a necessidade de instalar a micronebulização e suturas em toda a rede", destacou.
Provab
O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e visa ampliar a oferta de médicos em áreas cuja cobertura destes profissionais é pequena.
Em 2015 a Prefeitura de Lagoa Santa recebeu seis profissionais médicos do Provab para realizar atendimentos nas Unidades de Saúde da Família do Morro do Cruzeiro, Lagoinha de Fora, Várzea, Pôr do Sol, Vila Maria e Lapinha.
Além de um incentivo aos profissionais recém-formados que trabalham na área da Atenção Básica à Saúde, o programa serve como degrau entre a graduação e a pós-graduação, onde o médico, ao final de uma ano de trabalho, recebe o título de especialista em Atenção Básica, disponibilizado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).