O Prefeito de Lagoa Santa, Doutor Fernando, e o Vice-prefeito, Genesco Neto, participaram da solenidade de lançamento do Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O programa foi lançado pelo governador, Antônio Anastasia, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

altA Universidade Aberta e Integrada será um instrumento de ensino à distância que vai utilizar a estrutura dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e terá como objetivo ampliar as possibilidades de qualificação profissional.

Em Lagoa Santa, o Centro Vocacional Tecnológico está localizado no bairro Várzea e oferece vários cursos de formação e capacitação profissional. Com a sua conversão em Uaitec, a unidade de ensino também passará a oferecer cursos de graduação e pós-graduação gratuitos.

De acordo com o Prefeito, Doutor Fernando, a população será a maior beneficiada com a criação de novos cursos de ensino superior na cidade. “A oferta de cursos de ensino superior gratuito e de qualidade vai garantir novas oportunidades de uma carreira profissional aos moradores do município. Sem dúvida, quem sairá ganhando é a população”, disse.

Segundo o Ministro Marco Antônio Raupp, Minas é o Estado pioneiro e está mais avançado na questão do ensino à distância. “Foi o Estado que melhor aproveitou a oportunidade de criação de CVTs e agora lança a Uaitec, um projeto que vai ser exemplo para todo o país”, afirmou.

Os primeiros cursos que serão oferecidos nas unidades da Universidade Aberta e Integrada serão cursos de idiomas. Serão ofertados cursos de inglês, português, francês e espanhol, nos níveis básico, pré-intermediário, intermediário e avançado em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de São Paulo (USP) e o Instituto Cervantes.

De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Bem Estar Social Genesco Neto, a formação e a capacitação da mão de obra no município é um fator importante para inserção e a recolocação do profissional no mercado de trabalho e envolve um trabalho conjunto das Secretarias e Diretorias Municipais.

Na solenidade de lançamento da Uaitec também estiveram presentes a Secretaria Municipal de Educação, Daniela Alves; a Diretora de Desenvolvimento Social, Laila Fernandes; o Diretor de Planejamento e Desempenho Institucional, Antônio Balbino; e a equipe do CVT Lagoa Santa.