O Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20/11, apresentam o espetáculo “Fragmentos Afros da Dança Brasileira”, da Cia de Dança Carlos Afro. Vencedor do Prêmio Cena Minas, esse espetáculo acontecerá no anfiteatro da Praça Dr. Lund, no dia 11 de novembro a partir das 19:30h. No mesmo dia, às 15h, acorrerá uma oficina de dança afro ministrada por Carlos Afro, na Escola Estadual Padre Menezes.
Já no dia 09 de novembro, às 07h:15, ainda como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, acontecerá uma palestra ministrada pela historiadora especialista em cultura africana Kelly Cardozo, às 07h15, também na Escola Estadual Padre Menezes.
O objetivo dessas ações é celebrar a data e divulgar a cultura africana e afro-brasileira, no intuito de valorizar as raízes étnicas da população brasileira. Além de valorizar a cultura local com o camdombe e os quilombos que têm forte influência africana.
A comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.
Apesar do ponto alto da celebração coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares - 20 de Novembro, as atividades alusivas à data são expandidas ao longo do mês, em todo o país, ampliando os espaços dedicados à reflexão sobre o tema.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
(31) 3688 - 1390