Atualização em 02/2023.
Reformulado em 2019 como Política Municipal de Atenção à Gestante e ao Recém-Nascido de Lagoa Santa, o projeto “Mãe Santa” existe há mais de uma década para garantir o acesso a um Pré-Natal humanizado, seguro e de qualidade. O acolhimento às mulheres grávidas nas Unidades Básicas de Saúde do município permeia todo o período gestacional e se estende até o parto e apoio no puerpério, favorecendo a busca pela promoção do cuidado integral da saúde da mulher e do seu bebê.
Tendo como base os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência dada às pacientes do projeto “Mãe Santa” não se restringe aos atendimentos clínico-obstétricos e consultas de rotina. Elas têm acesso aos exames laboratoriais, realização de ultrassonografias, além das vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Ações de educação e de prevenção, assim como aspectos antropológicos, sociais, econômicos e culturais são levados em consideração pelas equipes de saúde para entender o contexto e o momento de vida de cada gestante.
De acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), 1.560 mulheres gestantes realizaram a primeira consulta de Pré-Natal nos postos de saúde de Lagoa Santa entre os meses de agosto de 2019 e agosto de 2022. Conforme levantamento do sistema E-SUS, nos últimos 12 meses já foram realizados no município 796 atendimentos odontológicos às gestantes. Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde Cuidar estão atendendo, em média, 310 mulheres grávidas.
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
Para a dentista e responsável técnica do projeto, Tatiana Giordano de Resende, a interação nas UBS´s com os profissionais da Rede de Saúde, sempre pautada na humanização e no acolhimento, contribui para que a gestante mantenha um vínculo de confiança com os serviços de saúde durante toda a gravidez, reduzindo consideravelmente os riscos de intercorrências obstétricas. “Todas as gestantes são acolhidas, ouvidas e abraçadas pelo projeto. Percebo que a maioria está bastante consciente e tem aderido cada vez mais ao Pré-Natal, o que diminui os riscos para mãe e o bebê, além de auxiliar nas ações de planejamento familiar”, avalia a profissional.
Segundo ela, o impacto social do projeto é um grande diferencial na vida das mulheres, tendo em vista o vínculo criado com a gestante, sua família e seu parceiro, além do apoio afetivo e necessário para lidar com as mudanças que ocorrem durante a gravidez. “É um projeto válido, resolutivo e assistencial, sendo mais uma forma de ter acesso a políticas públicas de saúde no município”, destaca Tatiana Giordano.
IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
Vale destacar que o Pré-Natal deve começar assim que a mulher descobre que está grávida. O Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas, no mínimo, seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro). Em cada Unidade Básica de Saúde de Lagoa Santa há uma agenda programada para realizar o acolhimento das gestantes. O atendimento proporcionado nas UBS´s é registrado e monitorado por meio do Cartão da Gestante, que serve como instrumento de apoio para o desenvolvimento das consultas de Pré-Natal e para a otimização do trabalho dos profissionais de saúde.
Ter um acompanhamento abrangente e uma assistência do Pré-Natal bem estruturada pode promover a redução dos partos prematuros e de cesáreas desnecessárias, de crianças com baixo peso ao nascer, de complicações de hipertensão arterial na gestação, bem como da transmissão vertical de patologias como HIV, sífilis e hepatites. Todas as gestantes do projeto “Mãe Santa” são acompanhadas por uma equipe multiprofissional formada por: médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e obstetras.
Já as gestantes com fator indicativo de alto risco gestacional são encaminhadas para o serviço de Pré-Natal de alto risco em maternidades de referência em Belo Horizonte e região por meio do serviço de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Para realizar o transporte sanitário, o projeto disponibiliza uma van para levar e buscar as pacientes a consultas e atendimentos previamente agendados, garantindo acesso aos serviços especializados.