A Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVISA) homologado pelo seu gestor, vem por meio desta informar a população sobre a utilização do Óleo de Neem, também conhecido como Nim, retirado da planta Azadirachta indica, no controle da população de carrapato, em função do rápido aumento da população de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) que habita a orla da Lagoa Central do Município de Lagoa Santa/MG.

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa com a intenção de prevenir casos de Febre Maculosa solicitou estudos prévios para a identificação de áreas com maior infestação de carrapatos para que o óleo de Neem possa ser aplicado mensalmente, entre os meses de abril e setembro, período de maior risco de transmissão da FMB e com isso promover um controle na população de carrapatos evitando a ocorrência de possíveis casos de febre maculosa no município.

Nosso parecer:

Óleo de Neem: Inseticida orgânico composto de óleo puro obtido a partir da prensagem a frio das amêndoas e sementes de Neem indiano (Azadirachta indica). São encontrados diversos compostos bioativos presentes no Neem sendo o principal deles um tetranortriterpenoide, também chamado azadiractina, que apresenta quatro principais formas de ação sobre os insetos: efeito anti alimentar, efeito regulador do crescimento, inibidor de reprodução e repelência de postura.

O inseticida apresenta ainda ação por contato e ingestão sendo a ultima mais acentuada. Atua sobre todas as fases de vida dos insetos (ovo, larva, ninfa e adulto) sendo eficaz no controle de mais de 500 espécies de insetos e ácaros sendo indicado nas mais diversas culturas comerciais e ornamentais.

Os carrapatos ao entrarem em contato com o inseticida, presente nas plantas do meio ambiente, passam a sofrer ação deletéria do seu principio ativo azadiractina morrendo em poucos dias.

O óleo de Neem é totalmente biodegradável, não bioacumulável, sendo inofensivo ao meio ambiente e animais. A ação do óleo não provoca nenhum malefício a saúde do ser humano, não impedindo que a população continue frequentando os lugares onde o produto é aplicado.

Acesse na íntegra: