Em cerimônia que aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Claudomira, a Secretaria Muncipal de Saúde realizou o lançamento do Censo Animal 2017. O objetivo do Censo é saber quantos animais (cães e gatos) de estimação vivem nos lares de Lagoa Santa para dimensionar essa população a partir de dados concretos visando a melhoria das ações de proteção animal, dentre eles a vacina antirrábica.

A presidente do Grupo de Apoio e Proteção ao Animal de Lagoa Santa (GAPA), Rita de Cássia Brandão, falou sobre a parceria realizada com Prefeitura de Lagoa Santa e disse que " os trabalhos realizados com o apoio do grupo, juntamente com a Prefeitura e a população vão tornar a cidade de Lagoa Santa um exemplo de bons cuidados com os animais".

Durante o evento, o Secretário, Gilson Urbano, dando continuidade ao plano de valorização dos servidores da área da saúde, anunciou que o município, em cumprimento à Lei Nº 3.087/10, está garantindo via Prefeitura, aos Agentes de Endemias Líderes, o pagamento do acréscimo de 10% no salário pela supervisão das equipes de controle de endemias e, em seguida, tornou público a Portaria Nº 015/2017 que criou o Censo Animal em Lagoa Santa.

O prefeito, Rogério Avelar, enfatizou que a iniciativa de criação do Censo Animal é importante para aprimorar as políticas públicas direcionadas a proteção dos animais domésticos, bem como traçar o real perfil desta população no município. "Esta é uma iniciativa inédita da Secretaria de Saúde que vai implementar no município uma nova forma de cuidar dos nossos animais", finalizou.