No dia 19/11 (sábado) foi realizada, na Santa Casa, a primeira reunião da Comissão de Avaliação, Monitoramento e Acompanhamento da Transferência Unidade de Urgência: Pronto Atendimento Municipal – PAM.
A Comissão instituída por meio do Decreto Municipal nº 3.227/2016 e a Portaria nº881/2016 tem por objetivo avaliar, acompanhar, monitorar, controlar e aperfeiçoar os processos de gestão da transferência de forma a garantir a continuidade da assistência à saúde no município.
Neste encontro, todos os lados envolvidos na unificação dos serviços estiveram presentes - representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Comissão de Transição do Prefeito Eleito, da entidade Obras Sociais Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itabirito (gestora do PAM) e do Instituto Laborare (gestora da Santa Casa/Hospital Lindouro Avelar), dando com isso, mais transparência e eficiência ao processo.
Inicialmente, a Comissão tratou de assuntos relacionados ao levantamento patrimonial e a conferência da estrutura hospitalar, principalmente, como se darão os atendimentos e a transferência dos serviços de pronto atendimento que estão previstos para acontecer até o final de dezembro.
Os casos de urgência ortopédica já estão sendo transferidos do PAM para a Santa Casa. No entanto, vale lembrar que o atendimento inicial ocorre no PAM, que é o responsável pelo encaminhamento do paciente ao hospital.
Com a reabertura da Santa Casa, a população terá mais agilidade nos procedimentos médicos, já que será possível a realização de tratamentos hospitalares e cirurgias sem que ocorra a transferência para Belo Horizonte.