A Prefeitura informa que os serviços oferecidos pelo Pronto Atendimento Municipal – PAM, no bairro Várzea (Av. Conde Dolabella, nº1635) serão transferidos para a Santa Casa/Hospital Lindouro Avelar (Rua Caiçara, nº500, Brant), com o objetivo de otimizar custos operacionais e agilizar internações e tratamentos hospitalares.
A Secretaria de Saúde esclarece que a decisão não afetará a qualidade da prestação dos serviços à população e a unificação será feita de modo gradativo, a fim de garantir a continuidade da assistência aos casos urgentes.
Com a integração dos serviços, a Santa Casa/Hospital Lindouro Avelar passará a oferecer atendimento de urgência e emergência, além das internações e cirurgias eletivas de média complexidade cadastradas no sistema SUS Fácil.
Os casos de urgência na clínica ortopédica continuarão tendo o primeiro atendimento no PAM, na Várzea, até que ocorra a transferência do paciente para o hospital (Rua Caiçara, nº500, Brant). Ficando sob responsabilidade do Pronto Atendimento Municipal, o encaminhamento para o serviço de ortopedia da Santa Casa/Hospital Lindouro Avelar, onde será possível a realização até de cirurgia, sem que ocorra a transferência para hospital em Belo Horizonte.
A iniciativa de integrar as unidades de saúde manterá a qualidade e agilidade dos serviços, uma vez que não será preciso transferir o paciente do PAM para a unidade hospitalar.
Para garantir que os serviços não sejam interrompidos e prejudicados, a Prefeitura instituiu por meio do Decreto nº 3227 e Portaria nº 881, de 17 novembro de 2016, a Comissão de Avaliação, Monitoramento e Acompanhamento da Transferência da Unidade Pronto Atendimento Municipal.
Imagens de divulgação