Tão logo foi publicada a decisão de agravo autorizando o município de Lagoa Santa a retomar com os trabalhos para a reabertura do Hospital Lindouro Avelar, a Prefeitura junto com a Comissão Interventora, o Ministério Público e o instituto, indicado para exercer a administração da unidade hospitalar, deram início imediato aos trâmites para abrir as portas do hospital, fechado em abril de 2014, motivado por uma Ação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais que destituiu a mesa diretora da Santa Casa e determinou a intervenção judicial do hospital.
Na última segunda-feira, 9/5, por solicitação do Ministério Público através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), representado pelo Promotor Gilmar de Assis, foi realizada na Câmara Municipal de Lagoa Santa uma reunião onde foi discutido os trâmites para o início da primeira etapa da reabertura do hospital Lindouro Avelar.
A Reunião Extraordinária foi aberta pelo Presidente da Câmara, Carlos Alberto Barbosa, que em seguida deu a palavra a o prefeito, Dr. Fernando. Em sua fala, o prefeito fez uma explanação sobre os problemas que levaram ao fechamento da Santa Casa, inclusive sobre a questão do déficit financeiro que a Santa Casa vinha tendo nos últimos anos e a judicialização que levou a destituição da mesa diretora da instituição. " A Santa Casa por insuficiência de sua gestão não deu conta de se manter, então o Ministério Público tomou as medidas cabíveis para resguardar a Saúde de Lagoa Santa. Jamais foi uma ação da Prefeitura fechar a Santa Casa, pelo contrário, sempre trabalhamos para melhorar a saúde do município", finalizou.
Em seguida o promotor de Justiça, Dr. Gilmar de Assis, falou sobre os trabalhos realizados pela Comissão Interventora e convidou a Câmara para se tornar corresponsável pela fiscalização da intuição que vai gerir o hospital com a indicação de um representante para participar da comissão de fiscalização.
Também participaram da reunião o presidente da Comissão de Intervenção, Paulo Pacheco, o membro de DENASUS, João Batista da Silva, o secretário de Saúde, André Luiz Custódio, Dr. Luiz Fernando Pires, Thiago Lucas do instituto Laborare, todos os Vereadores e demais integrantes da comissão interventora.
O novo hospital
Após passar por uma adequação geral da estrutura física, teste de todos os equipamentos médicos, além dos processos de negociação das dívidas, a previsão é de que em 60 dias o hospital esteja iniciando os atendimentos à população com procedimentos de clínica médica, cirurgia geral e ortopedica. Serão implantados, em médio prazo, 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está prevista, ainda, a inclusão de outras especialidades, como angiologia, ginecologia e obstetrícia, dentro do planejamento proposto pelo município, Estado e União.
O hospital vai funcionar com novo modelo de gestão gerenciado pelo Instituto e com fiscalização da Prefeitura de Lagoa Santa e de acordo com os critérios de internação previstos pelo SUS, encaminhamentos via Central de Leitos do Estado e pelo PAM de Lagoa Santa. Os recursos para sua manutenção serão provenientes da União, Estado e município. O formato de atendimento será 100% SUS.
Segundo o Prefeito, Dr. Fernando, a reabertura do hospital Lindouro Avelar é uma ação que dá sequência as melhorias na saúde pública do município. "Já obtivemos grandes avanços no nível primário da saúde em nossa cidade nas Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), marcação e realização de exames, marcações de consultas, e, tendo a participação na fiscalização do hospital, a Prefeitura entra no nível terciário de atendimento à saúde, podendo galgar mais resultados positivos", disse.
Ligado há uma rede municipal de tratamento e assistência à Saúde que conta com o Pronto Atendimento Municipal (PAM 24 Horas), SAMU 24H, UPA 24H, a ser inaugurada, além das 23 Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Lindouro Avelar vai se tornar referência em cirurgias ortopédicas para a região.
Confira os serviços oferecidos na Rede de Saúde do Município
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
As Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada do SUS. É nelas que os cidadãos recebem as consultas de rotina, acompanhamento médico e da equipe de saúde, tais como: tratamento, medicamentos, vacinas, consultas de pré-natal, controle para hipertensos e diabéticos, acompanhamento de crianças, exames de rotina e ginecológicos.
POLICLÍNICAS REGIONAIS
As policlínicas são unidades de saúde para prestação de atendimento ambulatorial em várias especialidades médicas, sendo seus atendimentos realizados através de agendamentos. Para tanto, os usuários devem primeiramente, procurar por atendimento em sua Unidade de Saúde de Família de referência para ser avaliado pelo médico e encaminhado para o especialista quando necessário. As especialidades existentes no município atualmente são: Ginecologia , Cardiologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Dermatologia, Oftalmologia, Clínico/hiperdia , Endocrinologia, Ortopedia, endocrinologia, Otorrinolaringologia, angiologia, infectologia. Demais especialidades médicas são agendadas para outros municípios via Regulação.
CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
O Centro de Especialidades Odontológicas - CEO (tipo I) está preparado para oferecer à população atendimentos odontológicos especializados, apresentando as seguintes especialidades: endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento avançado de gengiva), cirurgia oral menor (bucomaxilo), estomatologia (tratamento de lesões de mucosa/ boca), atendimento a pacientes com necessidades especiais; além de apresentar o serviço de Radiologia. Dessa forma, o serviço disponibiliza consultas com dentistas especialistas com nível de atenção secundário; tratamento de canal, tratamento avançado de gengiva, cirurgias orais menores, tratamento de leões de mucosa / boca, biópsias de cabeça e pescoço, atendimento a pacientes com necessidades especiais, tratamento de canal de dentes molares decíduos, tratamento odontológico a pacientes oncológicos, tratamento odontológico especializado a pacientes autistas, resultando em tratamentos adequados às necessidades dos usuários.
PAM 24 HORAS
O PAM 24h é um serviço elaborado para oferecer prestação de socorros em casos emergenciais ou de urgência, se o paciente necessitar ficar internado por um tempo que ultrapasse 72 horas, o mesmo será cadastrado na central de leito e transferido para um hospital especializado no problema de saúde do paciente. 32 leitos, Consultórios de Clínica, Pediatria e Ortopedia, Raio X 24h, Central de esterilização, Observação pediátrica, Sala de gesso, Sala de sutura, Posto de enfermagem, Posto de coleta de exames e Sala de Emergência
SAMU
A ser inaugurado no final de maio de 2016, o SAMU 192 tem como objetivochegar rapidamente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa levar a sofrimento, a sequelas, ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior rapidez possível. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
UPA 24 HORAS
Em construção na região Norte da cidade, a UPA é uma unidade fixa de urgência e emergência, destinada à prestação de assistência a pacientes com ou sem risco de vida, cujos agravos necessitam de atendimento imediato dada a complexidade do caso; podendo ter ou não internação.