A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha durante o mês de junho, no qual é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. Esta campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da doação regular de sangue e incentivar novos doadores a se cadastrarem nos hemocentros.

Junho Vermelho: Um Mês de Conscientização sobre a Doação de Sangue

A doação de sangue desempenha um papel fundamental na saúde pública, fornecendo um recurso vital para tratamentos médicos de emergência, cirurgias, tratamento de doenças crônicas e transfusões sanguíneas. No entanto, muitas vezes o estoque de sangue nos hemocentros não é suficiente para atender à demanda, especialmente em períodos críticos, como feriados prolongados e durante o inverno.

A doação de sangue é um processo seguro e simples, que pode ser realizado por qualquer pessoa saudável, independentemente do tipo sanguíneo. Neste Junho Vermelho, convidamos você a fazer sua parte e salvar vidas através da doação de sangue. Ao se tornar um doador regular, você estará contribuindo para garantir um suprimento contínuo de sangue e ajudando a salvar vidas.

Lagoa Santa depende do suprimento de sangue enviado pelo Hemominas para atender às diversas necessidades médicas da comunidade. Desde cirurgias de alta complexidade até situações de emergência atendidas pelo SAMU, o sangue doado desempenha um papel fundamental na garantia de tratamentos eficazes e na recuperação dos pacientes.

Critérios e Restrições para Doação de Sangue

Para se tornar um doador de sangue, é essencial atender aos critérios estabelecidos e estar ciente das restrições que podem impedir a doação. Entre os critérios estão a idade entre 16 e 67 anos, peso acima de 50 kg e um intervalo adequado entre as doações, dependendo do gênero. Além disso, existem algumas restrições, como anemia, infecções virais, gravidez e recentes cirurgias ou tatuagens, que podem temporariamente impedir a doação.

Como Agendar sua Doação

Para facilitar o processo de doação, o Hemominas oferece a opção de agendamento online em diferentes locais de coleta. Agendar sua doação é simples e rápido, e pode ser feito através do site do Hemominas ou dos sites específicos de cada centro de coleta. Ao agendar sua doação, você estará contribuindo para garantir um suprimento contínuo de sangue e salvar vidas em nosso município.

Para agendamento no Hemocentro Central, Shopping Estação ou Hospital Júlia Kubitschek acesse o site do Hemominas ou pelo aplicativo MG App.

Para doação no Vita Hemoterapia, acesse o site https://www.vitahemoterapia.com.br/

Para doação no Hemoservice, acesse o site https://hemoservice.com.br/

Locais para doação:

• Hemocentro de Belo Horizonte - Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia.
  • Hemominas Shopping Estação - Av. Cristiano Machado, 11833 - Venda Nova
  • Hospital Júlia Kubitschek - R. Dr. Cristiano Rezende, 2505 - Bonsucesso
  • Vita Hemoterapia - Rua Juiz de Fora, 941 - Barro Preto
  • Hemoservice - R. Ceará, 195 - Santa Efigênia

Faça sua Parte, Salve Vidas

A doação de sangue é um gesto de solidariedade que tem o poder de salvar vidas e fazer a diferença para quem precisa. Neste mês de conscientização em prol da doação de sangue, incentivamos todos os moradores de Lagoa Santa a se tornarem doadores regulares e a fazerem parte deste nobre ato de generosidade ao próximo.