A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa inaugura na quinta-feira, 27/03, às 17h, o novo Pronto Atendimento Municipal 24H (PAM), que vai funcionar na Rua Conde Dolabela, 1.635, bairro Várzea. Construído com recursos próprios do município, o novo PAM será mantido em parceria com o governo estadual. “A missão do Pronto Atendimento é oferecer um atendimento humanizado, universal e gratuito à população”, explica o prefeito Dr. Fernando Pereira.

O PAM 24H contará sala de emergência, leitos de observação, Raio X digital funcionando noite e dia; laboratório para exames, sala de suturas, sala de gesso e consultórios adequados a um atendimento com conforto, qualidade e eficiência.

Novo PAM

O secretário de Saúde, Fabiano Moreira, destaca alguns dos serviços que o Novo Pronto Atendimento Municipal vai oferecer à população: “Com esta inauguração, a prefeitura passará a ofertar à população o inédito Raio X 24h com aparelho digital, um dos mais modernos do mercado. Outro ponto que merece destaque é que passamos a contar com médicos ortopedistas em regime de tempo integral”.

O PAM contará com uma equipe permanente de clínico-geral, pediatras, ortopedistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários administrativos e seguranças. A expectativa inicial da nova unidade de saúde é 2.400 atendimentos/mês, praticamente o dobro do que é feito atualmente na Santa Casa. A unidade foi construída para atender até 4.000 mil pessoas/mês.

“O equipamento de saúde montado pela prefeitura na Várzea tem a estrutura similar a da Santa Casa, quando foi inaugurada em 2001, mas sem bloco cirúrgico e berçário, mas com uma estrutura de alta qualidade classificada como porte II” observa o plantonista e futuro diretor-clínico do PAM, o clínico-geral Dr. Alexis Nicolai.

Atendimento

O novo Pronto Atendimento Médico 24h é um serviço de urgência e emergência classificada pelo Sistema Único de Saúde como de curta permanência dos pacientes. A instituição trabalhará segundo o protocolo internacional de “Manchester” de classificação de risco, com prioridade para o atendimento dos casos mais graves em que a vida humana estiver em risco.

Os pacientes serão encaminhados para o PAM pelas unidades de saúde durante o seu período de funcionamento diário. Após o encerramento do seu expediente e nos fins de semana os pacientes podem procurar diretamente o serviço. A orientação inicial da Secretaria de Saúde é de que os pacientes continuem se dirigindo à unidade de saúde mais próxima de sua residência, que em caso de necessidade, fará o encaminhamento ao Pronto Atendimento, o que assegurará o atendimento de forma mais rápida.

Os casos que necessitarem de internação prolongada serão cadastrados pela equipe do novo PAM na central de leitos do Sistema SUS Fácil, com pedido de prioridade de transferência para a Santa Casa de Lagoa Santa. Quando a instituição não puder receber o paciente – casos mais graves ou por falta de leitos – “iremos transferir o paciente, em nossa ambulância, para outro hospital da região em que exista vaga, sempre acompanhado de profissionais capacitados”, explica o secretário municipal de Saúde.

Por dentro do novo PAM 24H

O novo Pronto Atendimento Municipal – PAM 24H – contará com as dependências e equipamentos constantes na tabela no abaixo, além de ter estrutura para receber brevemente o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu-192).

32 leitos

38 pontos de oxigênio

Consultórios de Clínica, Pediatria e Ortopedia

Observação pediátrica