Obra literária enriquece o patrimônio histórico e cultural de Lagoa Santa
A comunidade escolar e os moradores do bairro Lagoinha de Fora comemoraram, no último dia 12 de abril, o lançamento do livro “Fazenda Encantada”. O livro traz ilustrações e reproduções de trabalhos que foram produzidos pelos alunos da Escola Municipal Odete Valadares retratando a história, cultura e o patrimônio de Lagoa Santa com o olhar voltado para o bairro Lagoinha de Fora e Fazenda São Sebastião.
A obra é resultado do trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica da escola com os alunos da educação infantil, por meio do projeto de Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação e apresenta de forma lúdica, importantes elementos e registros das riquezas culturais que estão presentes na Escola Odete Valadares, Fazenda São Sebastião e no bairro Lagoinha de Fora.
A pedagoga, Patrícia Trindade, uma das envolvidas na realização do projeto, relata que o trabalho teve início com as turmas do maternal da Escola Municipal Odete Valadares que elaboraram um portfólio sobre a Fazenda São Sebastião e, a partir deste projeto, todas as turmas da escola foram envolvidas na criação e edição do livro didático, Fazenda Encantada.
De acordo com o professor Luiz Fernando Avelar, um dos idealizadores do Programa de Educação Patrimonial, o trabalho realizado pela escola a partir de uma visita à Fazenda São Sebastião enriqueceu o patrimônio histórico e cultural de Lagoa Santa. “Odete Valadares se destacou na construção deste projeto, valorizando nossas histórias e nossas memórias”, disse.
O lançamento do livro Fazenda Encantada foi aguardado com entusiasmo por toda a comunidade escolar e a sua publicação é um marco para o programa de Educação Patrimonial de Lagoa Santa ao valorizar, transmitir conhecimento e conscientizar alunos, pais e professores sobre a importância da preservação do rico patrimônio de toda a região da Lagoinha de Fora.
![]() |
![]() |