A 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Lagoa Santa, realizada nesta segunda-feira, 10/03, no auditório da Escola Dr. Lund, divulgou o levantamento das ações realizadas no município no setor entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014. Na abertura, o prefeito Dr. Fernando Pereira destacou para as autoridades, líderes comunitários e cidadãos lagoassantenses presentes a importância da participação na conferência para a construção de uma cidade melhor.

"Nós, que estamos aqui, temos a força e a vontade de trabalhar, e representamos a parcela da população que não pode comparecer. Juntos, temos a responsabilidade de trabalhar por uma Lagoa Santa melhor e mais feliz", afirmou o prefeito.

O levantamento realizado pelo 1º Coordenador de Defesa Civil de Lagoa Santa, Xisto Moreira, apontou que as ações de prevenção desenvolvidas pelo órgão atende com precisão a população da cidade. Ele salientou que, durante o período analisado, foram diagnosticados um caso de inundação, oito desabamentos, sete erosões, 11 deslizamentos de terra e 15 quedas de árvores.

Também foram apontadas, no relatório, as áreas da cidade com maior índice de risco: o Morro do Cruzeiro, com 32 casos; Aeronautas e Vila Rica, com 12; Vila José Fagundes, com 10; Promissão, com sete; Várzea com cinco; Recanto da Lagoa, com um; e Santos Dumont, Lapinha e Palmital com dois casos.

Além do levantamento de casas e pontes destruídas ou danificadas, a defesa civil notificou que cerca de 15 bairros se encontram em situação de vulnerabilidade e que o setor já realizou o mapeamento geográfico de toda a região da cidade.

O professor da Fundação Dom Cabral, Jânio Carlos Soares de Souza, apresentou os conceitos básicos dos órgãos de defesa civil: "esse é um órgão público de responsabilidade da prefeitura destinado a evitar os efeitos dos desastres ocasionados pelo homem ou pela natureza, garantindo sua segurança."

O pastor Vicente de Paula Pereira também aproveitou a ocasião para destacar medidas e cuidados que se deve tomar na hora de construir ou se comportar durante uma tempestade ou em situações de riscos.

"É preciso evitar construir casas perto de margens de rios, encostas ou terrenos elevados, além de ser importante em casos de chuva ou enchentes, evitar o contato com água da enxurrada e locais desconhecidos'', afirmou o pastor.

Defesa Civil
A Defesa Civil Municipal de Lagoa Santa foi criada em novembro de 2008, após enchentes que assolaram algumas áreas da cidade. Atualmente o órgão funciona na Rua Aquarela do Brasil, 35, bairro Moradas da Lapinha.