Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 
Featured

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESCLARECE À CMLS

A Secretária de Educação Daniela Alves participou da sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal de Lagoa Santa, nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, onde informou aos vereadores e a toda a população sobre importantes questões relacionadas ao transporte escolar, merenda, condições de funcionamento das escolas, alunos matriculados no período da noite quando deveriam estar no turno da manhã, inclusão, escola em tempo integral e, principalmente, os concursados - motoristas, professores além de outros profissionais para a educação.


Questionada pelos vereadores, a Secretária fez questão de lembrar que muitas coisas estão acontecendo em função das decisões da última gestão, como por exemplo, a demissão dos contratados no dia 31 de dezembro. “Mesmo tendo um processo seletivo em vigor, não é possível recontratar os funcionários, pois nossa obrigação é convocar os concursados”, afirmou Daniela Alves. “É o que estamos fazendo desde que assumimos a prefeitura, ou seja, no dia 02 de janeiro”, ressaltou.


Segundo a Secretária, a educação enfrenta dificuldades porque a maioria dos primeiros classificados no concurso mora em cidades vizinhas e acabam desistindo das vagas. “Essa situação esclarece tanto a falta de professores, motoristas, agentes escolares e outros profissionais”, ressaltou Daniela.


CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS

A Secretaria de Educação faz o levantamento da demanda de profissionais juntamente com os diretores e encaminha para a Secretaria de Gestão que por sua vez, fica responsável pelo envio de telegramas aos concursados de acordo com a classificação. A partir do recebimento do telegrama, o concursado tem dois dias para responder se aceita ou não assumir a vaga, podendo ao aceitar, desistir da vaga ao longo de 30 dias. Segundo a secretária, esse é o tramite legal.

Após a decisão inicial do candidato, ou seja, se ele não aceitar a vaga, envia-se o telegrama ao próximo classificado e assim sucessivamente. “O processo é lento, mas precisa ser respeitado”, assegura Daniela Alves. “Estamos trabalhando com o objetivo de atender aos alunos da melhor forma possível. Queremos qualidade, mas para isso precisamos valorizar o profissional da educação”, defende a secretaria.

TRANSPORTE ESCOLAR

Em relação ao transporte escolar local, a Secretaria de Educação esclareceu que apenas uma parte estava em funcionamento ativo também em função do concurso. Dos 35 concursados convocados, apenas 10 haviam comparecido, número insuficiente para atender à rota. “Mas agora o quadro está completo, esperamos que não haja desistências”, observou Daniela.

Quanto ao transporte univesitário, a Secretária lembrou que faz parte do programa da Prefeitura de Lagoa Santa. No entanto, nesse primeiro momento a prioridade será para os alunos realmente carentes. “Para não sermos injustos com nenhum aluno que dependa desse benefício, decidimos fazer um recadastramento de todos os alunos que eram beneficiados pelo transporte e abrir cadastro para outros que também tenham interesse, oferecendo, desta forma, possibilidade para os demais que até então não foram contemplados”, disse a Secretaria.

DISPOSIÇÃO DOS VEREADORES

A Secretária de Educação respondeu, durante três horas, todas as questões apresentadas pelos nove vereadores da Câmara Municipal. A maioria dos representantes do legislativo manifestou apoio e se colocou à disposição para colaborar na busca de soluções. Alguns parlamentares fizeram questão de salientar que desejam o melhor para Lagoa Santa.

A Secretária de Educação, Daniela Alves, respondeu todos os questionamentos reconhecendo as dificuldades que o município enfrenta no que diz respeito a educação e, com muita segurança, garantiu que não medirá esforços para resolver os problemas de sua pasta. “Apesar dos transtornos, nossos alunos não serão prejudicados, pois estamos com projetos brilhantes para atendê-los em todos os aspectos – curricular, social e cultural”, destacou a Secretária.